Eliseu Silva Costa

Campanha Salarial: Garantir nossos Direitos e Aumento Real de Salário

Por Eliseu Silva Costa - Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 24 out 2023

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo iniciou hoje, 23 de outubro, as suas primeiras reuniões com os Grupos Patronais que representam as empresas metalúrgicas em todo o Estado e, particularmente, nas bases ou cidades em que se encontram nossos 54 sindicatos filiados.

Esta primeira agenda de negociação da Campanha Salarial de 2023/2024 segue até a quarta-feira (25) e já se inicia, como todos os anos, buscando garantir integralmente nossa Convenção Coletiva de Trabalho para todos os trabalhadores metalúrgicos do Estado de São Paulo sem, necessariamente, entrarmos na pauta econômica (reajuste salarial), já que as negociações neste sentido ainda dependem do resultado da inflação no mês de Outubro medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE) para que possamos ter um número exato das perdas salariais da categoria no último ano.

No entanto, nossa expectativa de reajuste para este ano é de aumento real nos salários e, claro, além da situação política e econômica do país ser mais favorável que nos anos anteriores, já que os índices oficiais estão todos mostrando crescimento econômico, nada mais justo que os trabalhadores tenham ganhos reais acima da inflação em seus salários. Aliás, é sobre esta maior capacidade de compra da classe trabalhadora que a economia do atual governo vem baseando seus números e, certamente com uma maior distribuição de renda, o país já dá sinais de crescimento econômico robusto ainda este ano.

Portanto, vamos lutar por nossa parte! Garantir nossos Direitos e buscarmos aumento real nos salários dependerá também de nossa mobilização e organização dentro e fora das fábricas. Dependerá de termos trabalhadores informados e esclarecidos sobre o trabalho de seus sindicatos e a busca permanente de melhorias na qualidade de vida de todos.

Estamos no caminho certo e sabemos que com a união dos trabalhadores e a participação de todos, junto aos seus sindicatos é o que trará, sem dúvidas, resultados positivos neste momento e sempre!