SEJA SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

25 anos de história e luta pela inclusão

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 11 fev 2026

O Espaço da Cidadania celebra, neste ano, 25 anos de atuação dedicados à luta pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sua relevância não está apenas no tempo de existência, mas na capacidade de articular diferentes setores da sociedade para que direitos garantidos em lei sejam respeitados.

Celebrar os 25 anos do Espaço da Cidadania é celebrar uma construção coletiva que dá certo. Desde o início, esse trabalho em rede mostrou que só com diálogo, articulação e compromisso social é possível transformar a realidade. E esta ação foi e é fundamental pelo cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas de Osasco e região”.

Um marco decisivo ocorreu em março de 2003, com a aplicação das primeiras 16 multas pelo descumprimento da Lei de Cotas na região, um fato inédito no Brasil até então. A medida impulsionou novas mudanças e, em 2004, o modelo de fiscalização desenvolvido pela Subdelegacia Regional de Osasco passou a ser adotado em todo o Estado de São Paulo, ampliando o alcance da política de inclusão.

Mesmo diante de desafios extremos, como a pandemia da Covid-19, o Espaço da Cidadania mostrou compromisso, reinventando suas formas de atuação e mantendo viva a mobilização pela inclusão.

Para o Sindicato, a existência do Sindicato é um orgulho porque ajuda a abrir caminhos, a derrubar barreiras e reafirmar que o direito ao trabalho, à dignidade e à participação plena não pode ser negado a ninguém. Vida longa ao Espaço da Cidadania e que o direito ao trabalho das pessoas com deficiência seja respeitado.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #02