Operação histórica resgata 593 trabalhadores em condições análogas à escravidão

Por Redação | 10 set 2024

No final de agosto, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou dados alarmantes sobre a Operação Resgate IV: mais de 500 trabalhadores foram retirados de situações de trabalho escravo contemporâneo. Segundo a análise do Ministério, esse número representa um aumento de 11,65% em relação à operação do ano anterior.

Neste ano, a Operação Resgate IV foi realizada em conjunto com o MPT (Ministério Público do Trabalho), MPF (Ministério Público Federal), DPU (Defensoria Pública da União), PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal). O Sindicato celebra o sucesso da operação e ressalta a importância de fiscalizações contínuas para combater essa prática ilegal.

Operação Resgate IV ocorreu entre 19 de julho e 28 de agosto, em 15 estados e no Distrito Federal [Foto: Governo Federal]

Segundo o relatório da equipe, 291 pessoas foram resgatadas em Minas Gerais, 143 em São Paulo, 29 no Distrito Federal, 13 no Mato Grosso do Sul e 91 em Pernambuco. Desses, 72% atuavam na agropecuária, 17% na indústria e aproximadamente 11% no setor de comércio e serviços. Entre os resgatados, havia crianças, idosos e estrangeiros, informou o balanço.

O ministério informou também que garantiu, a todas as trabalhadoras e trabalhadores resgatados, seus direitos coletivos e individuais.

André Roston, do MTE, acrescentou que “os trabalhadores já receberam, aproximadamente, R$ 1,91 milhão em verbas rescisórias, sendo que o total estimado é de R$ 3,46 milhões. O valor total será maior, pois muitos pagamentos ainda estão em processo de negociação com os empregadores ou serão judicializados.”

Fonte: Governo Federal