Nota de pesar: Pelo falecimento do companheiro Lacerda

Por Cristiane Alves | 31 ago 2016

Perdemos na madrugada de terça-feira, 30, o companheiro João Afonso de Oliveira, mais conhecido entre nós como Lacerda. Partiu aos 80 anos, após lutar contra problemas de saúde. O sepultamento aconteceu nesta quinta-feira, 31, no cemitério Parque das Garças, em Santana do Parnaíba.

Para nós, Lacerda deixa vivo o espírito da luta contra as injustiças sociais e pelos direitos dos trabalhadores. Na vida dele, a indignação começou muito cedo. Trabalhador da Brown Boveri, ele foi um dos bravos operários que ocuparam o nosso Sindicato, em 17 de julho de 1968, para resistir a intervenção da ditadura militar, que reprimia o Sindicato por conta da sua atuação na organização da Greve de Osasco. Foi um dos companheiros presos, no dia seguinte, quando a intervenção começou.

Mas, a repressão não venceu sua vontade de lutar pelos trabalhadores. Em 1975, entrou pela primeira vez na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região, onde ficou até 1981. Retornou em 1984, permanecendo até 2001. Neste período participou de lutas fundamentais para o país, como o movimento Diretas Já! e o Fora Collor, e para a categoria, num momento de luta pelas cláusulas que, hoje, fazem parte da nossa Convenção Coletiva.

Deixou as atividades sindicais em 2012 para cuidar da saúde, após ter também militado na luta pelos direitos dos aposentados, trabalhando no Departamento de Aposentados do nosso Sindicato e também na diretoria do Sindicato Nacional dos Aposentados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região lamenta essa perda e presta suas condolências à família.