No Siced, setores da região compartilham dificuldades e caminhos para o desenvolvimento regional

Por Bianca Silva | 12 jul 2024

Trazendo o olhar empresarial, econômico, governamental e trabalhista sobre o desenvolvimento regional o VII Siced (Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional), aconteceu nesta quinta-feira, 11, na sede do Sindicato.

Márcia Goncalves, CEO da Engrecon, empresa metalúrgica que fica localizada na região de Santana de Parnaíba compartilhou os desafios que sofre na região, pois apesar da empresa ter clientes dentro e fora do país e de ter começado suas atividades a 47 anos, ainda não tem água encanada, saneamento básico e o sistema de energia elétrica é antiquado.

“Estamos falando de um ponto, de uma região que não é o foco da Enel, ninguém investe para que chegue energia elétrica”, comenta Márcia.

Durante o seminário o professor da Unifesp Flávio Tayra fez uma contextualização sobre a economia do país nos últimos anos e um recorte sobre a atualização da reforma tributária.

“O pobre paga mais do que o rico, porque está tudo embutido nos impostos sobre consumo” comenta Flávio, que ao longo de sua fala observa que:“ A reforma tributária não fala em nenhum momento de alíquotas diferenciadas no imposto de renda para quem ganha acima [ de R$ 30.639,90]”

O técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Fernando Lima apresentou um levantamento sobre o crescimento da população nos municípios da região e o desenvolvimento do mercado de trabalho nessas regiões.

“Nós precisamos ter uma reforma tributária que preserve a capacidade de arrecadação do Estado, que torne a capacidade mais eficiente para o setor produtivo”, enfatiza Fernando.

Encerrando a mesa de debatedores, o secretário de desenvolvimento econômico de Cajamar, Mário Jorge pontuou sobre a importância da criação de políticas públicas para melhorar o nível de gestão municipal, para poder assim melhorar o mercado e a produção.

“Se existe dinheiro no cofre e os indicadores sociais não são os esperados, evidentemente o problema está na gestão”, comenta Mário.

Clique aqui e acesse a live do VII Siced