FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Mesmo com chuva, volume no Cantareira ainda é abaixo

Por Auris Sousa | 06 nov 2014

Novembro começou bem em São Paulo. Isto porque nos últimos dias tem chovido em vários pontos do estado, mas ainda assim o consumo continua sendo maior que o enchimento dos reservatórios do Sistema da Cantareira, que nesta quinta-feira, 6, opera com 11,7% de sua capacidade já contabilizando a segunda cota do volume morto. Na quarta, 5, o nível era de 11,8%.

A situação também não está nada boa para o Sistema do Alto Tietê – com nível de 8,6%, o qual junto com o Cantareira leva água para mais de 10 milhões de pessoas. Por isso, mesmo com a insistência do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de que não faltará água em São Paulo, é necessário economizar a água que temos.

Em Itu, tem moradores que já estão um mês com as torneiras secas. Para evitar que o mesmo ocorra por aqui, a dica é não desperdiçar e economizar água. Para isso, tem gente que além de reduzir o tempo no chuveiro, reutiliza a água do banho familiar na descarga do vaso sanitário, por meio de baldes.

Na limpeza de quintal e calçadas, tem um grupo de pessoas que adotam apenas a boa e velha vassoura. Aqueles que não dispensam água, utilizam a que sai do enxágue da máquina de lavar.

Outra saída é aproveitar a chuva que tem caído por meio de cisternas, para aproveitar num reservatório toda água que conseguir acumular.

Veja baixo mais dicas simples para não desperdiçar água:

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 – Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #18