Mais um caso suspeito de coronavírus nas fábricas é notificado pelo Sindicato

Por Auris Sousa | 20 mar 2020

O Sindicato recebeu na quinta-feira, 19, mais uma notificação de suspeita de coronavírus numa das fábricas da região. Desta vez é um companheiro da Multivisão, em Cotia. Ele apresentou sintomas como febre e tosse.

O trabalhador está em isolamento domiciliar. Ele procurou assistência médica e recebeu atestado de 15 dias. Como ele apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, o indicado pelo Ministério da Saúde é não realizar o teste.

O Sindicato acompanha o caso do companheiro e já pediu higienização na máquina que ele trabalhava para evitar uma possível transmissão.

O primeiro caso suspeito é de uma companheira terceirizada da Meritor. Ela também não fez o teste para comprovação, por apresentar sintomas leves, entretanto, também está em isolamento domiciliar.

Você precisa saber:

Transmissão

A transmissão dos coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são parecidos com um resfriado. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus. Ao ser confirmado o diagnóstico, o paciente deve ficar em repouso, consumir bastante água e adotar algumas  medidas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.