FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Mais de 200 cipeiros participam de Encontro no Sindicato

Por Auris Sousa | 10 maio 2024

Cipeiros e cipeiras comprometidos com a luta em defesa da vida dos trabalhadores lotaram na manhã de quinta-feira, 9, a sede do Sindicato para o Encontro de Cipeiros 2024. A atividade reuniu em torno de 240 cipeiros eleitos e indicados.

A atividade é uma realização do Departamento de Saúde do Sindicato, coordenado pelo diretor Marcelo Mendes, e caminha para atender uma das resoluções do VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região: fortalecimento das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes).

O Encontro debateu a importância da CIPA para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, atuando na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive em relação ao assédio moral e sexual. Para isso, contou com apresentações como a feita pelo diretor Remígio Todeschini, da Diretoria de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, que hoje, nacionalmente, é o especialista indicado pelo governo federal para falar sobre CIPA com empresas e representantes dos trabalhadores.

Remígio, então, fez um resgate histórico da CIPA e apresentou propostas de mudanças necessárias na NR 5 (Norma Regulamentadora) para que haja uma maior democratização nas empresas para a luta pelo trabalho seguro e saudável. Conheça elas aqui.

Também teve palestra do Rogério de Jesus Santos, membro da equipe técnica do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), que assessora as centrais sindicais nas questões relacionadas a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Rogério falou sobre as novas atribuições da CIPA .

Denuncia de assédio – O diretor do Sindicato Alex da Força compartilhou como foi a atuação do Sindicato ao receber denúncias de assédio sexual, cometido dentro da Multivisão, em Vargem Grande Paulista. As vítimas também denunciaram o caso no canal interno da empresa. O Sindicato, então, cobrou que a Multivisão e a CIPA exercessem o seu papel de averiguar se as denunciaras eram verídicas, se sim, qual seria os encaminhamentos. A apuração interna confirmou o assédio e o agressor foi demitido.

Por último, os cipeiros e cipeiras acompanharam a palestra do coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, que é referência, no Brasil e em diversos país, nas ações pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. No Encontro, Clemente compartilhou noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho.

Deise Canhisares Gomes da Silva, Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, Jorge Luiz Ussier, Procurador do Trabalho Aposentado, e Antonio Pereira do Nascimento, auditor fiscal prestigiaram o Encontro.

Leia também: 

Promoção: em maio, mães podem ganhar até duas diárias na Colônia de Férias

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #22