SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Lula lança programa para reduzir fila no INSS

Por Bianca Silva | 11 set 2025

Para reduzir a fila por benefícios da Previdência Social, que atualmente está com mais de 2,4 milhões pedidos pendentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou na terça-feira, 9, o Programa de Gerenciamento de Benefícios. Só em São Paulo, mais de 300 mil pessoas aguardam análise.

Segundo o texto aprovado em agosto pelo Senado, o programa inclui, além das revisões legais já previstas, a análise de processos parados há mais de 45 dias ou com prazos judiciais vencidos, assim como avaliações sociais ligadas ao BPC (Benefício de Prestação Continuada).

“O programa irá ajudar o conjunto dos trabalhadores, porém é uma medida paliativa, é preciso que se tenha mais funcionários, além de modernizar os processos com novas tecnologias para não voltemos a ter filas tão longas”, avalia o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Agência Brasil

Para que a meta de redução seja atingida, o programa prevê o pagamento de bônus a servidores que se engajarem em atividades extras voltadas à análise de pedidos.

A iniciativa tem duração inicial de 12 meses, mas pode ser prorrogado para até 31 de dezembro de 2026.

Reorganização – Depois do golpe, o país passou 8 anos desmantelando instituições essenciais para a população brasileira, como por exemplo o Ministério da Previdência Social, que foi extinto e recém unido ao Ministério do Trabalho, sendo recriado pelo governo Lula em janeiro de 2023.

“Os retrocessos vividos durante os últimos governos perpetuam até hoje afetam a população brasileira. Por isso é essencial fortalecimento a seguridade social no Brasil. ”, enfatiza Ratinho.

Com informação: Agência de notícias 

Leia também:

Coloque na agenda: exibição de “Memórias Resistentes” no Sindicato

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #22