FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Livro conta seis décadas do Sindicato em defesa da classe trabalhadora

Por Auris Sousa | 26 jul 2024

Com o Sindicato lotado de gente que ajudou e ajuda a construir a entidade, aconteceu na quinta-feira, 25, o lançamento do livro “Uma História de Bravura e Pioneirismo”, que marca os 61 anos de resistência, lutas e conquistas do Sindicato, completados em 23 de julho. A celebração, que aconteceu na sede, contou com a presença da categoria, ex-diretores e diversas lideranças sindicais, de movimentos sociais e políticas.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), afirmou que a data é muito importante para marcar a trajetória de lutas da categoria, destacou a importância de todos os dirigentes que passaram pela entidade e atuação das diretorias em espaços importantes de organização dos trabalhadores. E destacou o maior desafio do movimento sindical: “hoje, o nosso maior desafio é fazer com que o Estado olhe para os trabalhadores”.

“Quando um trabalhador morre, ninguém olha. Tivemos mais de 40 mortes por Covid-19, na base do Sindicato, e o Estado não fez absolutamente nada, nem a CAT foi feita. Tivemos um acidente de trabalho, que foi a maior tragédia do Sindicato, em que nove pessoas morreram e até agora as vítimas e os familiares das que perderam a vida não tiveram seus direitos respeitados”, enfatizou Ratinho.

Família metalúrgica celebrou os 61 anos do Sindicato

O Livro – Prefaciado pelo presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, o livro narra a todo momento a luta por justiça e pelos direitos dos trabalhadores. A publicação é fruto de uma parceria com o CMS (Centro de Memória Sindical). Para criação, Carol Ruy, organizadora da publicação, explicou que foram vários anos de pesquisa, e a coleta de depoimentos de dirigentes e ex-diretores das gestões anteriores. A narrativa conta a trajetória do Sindicato, entrelaçada com os principais acontecimentos políticos e sociais da história do Brasil.

Acontecimentos que tornaram o Sindicato referência de atuação, e foram destacados por lideranças presentes no ato, entre eles: Juruna, secretário-geral da Força Sindical, Danilo Pereira, presidente da Força Sindical-SP, Cabeça, representando a Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, e José Elias de Gois, presidente do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e. Região)

Ato Cultural

A comemoração foi marcada com um ato cultural que antecedeu o lançamento do livro. Renato Rovai, jornalista, fez um resgate histórico das últimas seis décadas do país, ao destacar pontos importância da trajetória de luta do Sindicato. Luciano Lub e Pedrinho, trouxeram ainda mais emoção para as cenas contadas, por meio de músicas que ajudaram a narrar os períodos destacados.

Em seguida a jornalista Cynara Menezes, criadora do perfil Socialista Morena, abordou o sindicalismo hoje no Brasil e no mundo. Entre outros pontos, ela falou sobre a tentativa da extrema-direita de acabar com a organização dos trabalhadores, por meio da destruição dos sindicatos. Sobre os desafios, tanto em relação a mobilização, como para o enfrentamento aos ataques aos direitos trabalhistas, destacou: “os trabalhadores que têm a resposta”.

Leia também: 

Sindicato entrega placa do Dia da Luta Operária para um dos filhos de Ibrahin

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #23