Live do Sindicato aborda “saúde do trabalhador e o enfrentamento a pandemia”

Por Auris Sousa | 19 jun 2020

O novo coronavírus acende ainda mais o sinal de alerta sobre as condições de trabalho, sobre a saúde do trabalhador. Alerta que acentua ainda mais com o crescimento de casos e a flexibilização da quarentena em várias cidades, estados do país. Neste contexto, a Live Sindmetal desta quinta-feira, 18, abordou a “saúde do trabalhador e o enfrentamento à covid-19”.

Durante a Live, René Mendes, Médico e presidente da Abrastt (Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), Gilberto Almazan, Secretário-geral do Sindmetal e Zuher Handar, Médico do Tralho e consultor de saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, destacaram a notificação da covid-19 no local de trabalho como uma estratégia de enfrentamento a pandemia no Brasil.  Também fizeram uma reflexão de como os ataques e a redução de direitos aos trabalhadores afetam a promoção e as políticas de saúde dos trabalhadores.

Para a garantia da saúde e segurança no local de trabalho, a Live reforçou a importância da união como principal medida para garantir a prevenção dos trabalhadores no local de trabalho e para combater ataques. Para o pós-pandemia, a expectativa é que os trabalhadores, como toda a população, percebam cada vez mais a importância e a necessidade de discutir saúde e segurança no local de trabalho, porque ficará mais claro que o que acontece dentro das fábricas reflete diretamente fora dela.