EDIÇÃO # 32

Sábado é dia de definir pauta de reivindicações

Por Cristiane Alves | 17 set 2018

Os metalúrgicos de Osasco e região tem encontro marcado neste sábado, 22, para discutir e aprovar os principais pontos da pauta de reivindicações. A assembleia vai começar às 10h, na sede do Sindicato.

A participação dos companheiros é necessária para a construção de uma pauta que atenda a todos. A combinação de um Sindicato forte com uma categoria mobilizada, já trouxe muitas conquistas para os metalúrgicos, das quais não podemos abrir mão.

Uma das nossas maiores conquistas é a Convenção Coletiva, que tem diversas cláusulas que têm mais força que a lei, ainda mais depois da aprovação da reforma trabalhista. Sem a Convenção, o trabalhador acidentado, por exemplo, não teria estabilidade até a aposentadoria; além disso, a categoria não teria um piso salarial acima do salário mínimo, bem como indenização por morte, entre outras garantias.

Além disso, a empresa pode desrespeitar o direito à homologação no Sindicato que fiscaliza se a rescisão está correta e orienta sobre os direitos na hora da dispensa.

Mutirão de assembleias chega em Osasco e Taboão

A mobilização na base vai ganhar força nesta quarta, 19, e quinta-feira, 20, nas principais fábricas de Osasco e Taboão da Serra. Na semana passada, a mobilização em defesa da Convenção Coletiva foi intensificada nas principais fábricas de Barueri e Cotia, entre elas: Crismetal, Elubel, Metalfoto, Multivisão, Schunck, Thorco, Tup Tech, Zoppas, Unifilter, Rossini, Tuba, Adelco, Kofar, Jas e Irrigabras.

Durante o mutirão, a diretoria passou informações importantes para os metalúrgicos sobre a economia e a importância de defender e valorizar os nossos direitos conquistados a base de muita luta e negociação. Hoje, preservados na nossa Convenção Coletiva, que infelizmente tem data de validade: 1º de novembro. Para defende-la, a organização dos trabalhadores é fundamental, participe da assembleia deste sábado, 22.