FIQUE SÓCIO!
Notícias
COMPARTILHAR

INSS tem fila recorde com 2,85 milhões à espera de benefício

Por Auris Sousa | 06 abr 2022

Fila com cerca de 964,5 mil são para pedidos de benefícios por incapacidade, que dependem de perícia médica

Um companheiro da região de Cotia sofreu acidente de percurso. Ele foi atropelado em fevereiro, quando estava a caminho da empresa. Passou por cirurgia no joelho, ficou internado por dois dias. Já de alta, sente dores e aguarda perícia médica no INSS, agendada para acontecer em abril.

“Já separei os laudos, atestados e todos os documentos necessário. A demora é difícil, tudo neste país é burocrático. Fazer o que? Esperar”, desabafa ele.

Para não falar em descaso, a burocracia criticada pelo companheiro é sentida por milhões de brasileiros. Matéria publicada na edição de 26 de março no jornal O Globo denuncia que o INSS já está com uma fila recorde de 2,8 milhões de pedidos de concessão de benefícios à espera de resposta ou solução. Do total de pedidos represados, segundo o jornal, cerca de 964,5 mil são pedidos de benefícios por incapacidade, que dependem de perícia médica.

Os dados constantes da reportagem foram levantados a partir de relatórios de auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União), do TCU (Tribunal de Contas da União), do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) e do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

[Foto: Agência Brasil]

 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #28