FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

INSS paga em dezembro a diferença das antecipações de auxílio-doença concedidas até 31 de outubro

Por Auris Sousa | 27 nov 2020

Os trabalhadores que tiveram o pagamento de antecipações do auxílio-doença concedidas até 31 de outubro pelo INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) começarão a receber em dezembro o pagamento das diferenças às quais têm direito. A garantia consta na Portaria Conjunta nº 84, do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada no DOU (Diário Oficial da União) de 23 de novembro. 

Mais de 600 mil segurados, de um total de 1,1 milhão de antecipações concedidas, terão seus processos analisados de forma automática e poderão ter acesso aos valores referentes à revisão. De acordo com o INSS, nem todo beneficiário tem direito à diferença, pois pode não haver alteração no valor do benefício após ser feita a revisão.

Mais de 600 mil segurados, de um total de 1,1 milhão de antecipações concedidas, terão seus processos analisados

O INSS antecipou benefícios por incapacidade por conta da falta de perícias médicas em razão da pandemia. O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. Além disso, também  pod consultar se tem direito à diferença pelo Meu INSS (site e aplicativo) e pelo telefone 135.

O pagamento será feito em conta corrente – para quem recebe nesta modalidade – direto no caixa do banco ou por meio de saque com cartão magnético.

A diferença é calculada em relação ao valor da antecipação, estabelecida em R$ 1.045. O pagamento é feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, ou seja, pelo total de parcelas recebidas.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07