FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Encontro é marcado por práticas e experiências de inclusão

Por Bianca Silva | 28 nov 2024

O 17° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus Parceiros pela Inclusão, aconteceu nesta quinta-feira, 28, foi marcado pelas práticas e experiências de inclusão compartilhadas por diferentes setores.

mesa do primeiro bloco composta por Antonio Fojo, Carlos Clemente e José Cloves (da esquerda para a direita)

O encontro contou com Marinalva Cruz como mestre de cerimônias e foi separado por três blocos, o primeiro composto por Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, Antônio Fojo, chefe da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, e José Cloves da Silva, presidente da Fundacentro, que falaram sobre ações e pesquisas sobre inclusão.

“Estamos reunidos para mostrar que a inclusão é sim possível, e o sucesso desse encontro vai se dar se cada um dos participantes sair daqui com a certeza de que uma dessas ações podem ser aplicadas em seus locais de trabalho”, enfatiza o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente.

Segunda mesa composta por Maria de Lurdes, Marta Gil e Roberta Paulino (da esquerda para a direita)

 

No segundo bloco, Marta Gil, do instituto de pesquisa Amankay, compartilhou com os participantes dados da pesquisa Ethos 2023/2024, que mostrou como as maiores empresas do Brasil enfrentam a contratação de pessoas com deficiência. Já Maria de Lurdes, da Fundacentro, apresentou informações de negociações e cláusulas de acessibilidade e encerrando o segundo bloco, Roberta Paulino, da Modular Data Centers, apresentou os cases de sucesso de contratação de pessoas com deficiência na empresa e ressaltou que: “Nós não estamos aqui contratando a deficiência ou a idade da pessoa, estamos contratando pessoas”.

Terceira mesa com Eduardo Halim, Keila Palosch e Vanessa Salvate (da esquerda para direita)

No terceiro e último bloco Vanessa Salvate, do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), falou sobre a reabilitação profissional e retorno ao trabalho, já Keila Paloschi e Andrea Goldberg, da SETRE (Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco),  falaram sobre os feirões de emprego e a experiência da Secretaria, além dos cursos de formação e conscientização para os gestores, por fim Eduardo Halim José do Nascimento, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, apresentou o objetivo do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

“A contratação é possível e aplicável em vários setores, mas as empresas acabam querendo um cego que enxerga, um surdo que escuta”, comentou ele.

Participantes do 17° Encontro Anual do Espaço da Cidadania

 

Leia também:

Assembleia do Conselho de Representantes da CNTM

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #28