SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Cody compartilha resultados e impressões de pesquisa sobre saúde do trabalhador

Por Auris Sousa | 18 jun 2025

A sede do Sindicato foi palco nesta terça-feira, 17, de uma roda de conversa com o historiador e pesquisador norte-americano Cody Willians. Há oito anos, Cody realiza uma profunda pesquisa no Brasil sobre as trajetórias de trabalhadores acidentados e com deficiência que atuam na indústria pesada.

O estudo vai se tonar uma tese de doutorado e futuramente um livro. “Eu queria entender de maneira mais profunda não só a história do corpo da classe trabalhadora, mas também a deficiência como questão de classe e a maneira que as questões de deficiência influenciam a luta sindical”, destacou Cody.

O Sindicato tem sido uma das fontes para a pesquisa. Além de analisar documentos históricos e publicações sobre o tema, Cody também realizou entrevistas com membros da diretoria para entender melhor a atuação sindical nas questões relacionadas à saúde e à inclusão de trabalhadores com deficiência. “É um prazer estudar um Sindicato tão lutador”, comentou o historiador.

Curiosidades: Com base em suas pesquisas no acervo do Sindicato, o historiador acredita que a Comissão dos Dez (criada pelos companheiros da Cobrasma, inicialmente para tratar da questão da insalubridade) chegou a discutir um direito para os acidentados que, hoje, se assemelharia com a reabilitação.

“Não é uma comprovação, mas a Comissão dos Dez tinha uma preocupação e discutia sobre a reintegração dos trabalhadores com deficiência”, compartilhou Cody, reforçando a importância da memória sindical para compreender as raízes da luta por direitos.

Leia também: 

Trabalhadores e trabalhadoras da Frigostrella resgatam PLR de 2024

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #12