FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Cissor visita Cerest da Lapa, referência em atendimento humanizado

Por Auris Sousa | 19 fev 2025

O Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade de Osasco e Região) iniciou nesta terça-feira, 18, a primeira de uma série de visitas aos Cerests (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador), com o objetivo de conhecer o funcionamento de cada unidade para propor ações na região. O Sindicato dos Metalúrgicos e dos Comerciários também participaram da visita, que aconteceu na unidade da Lapa, que, atualmente, é referência em atendimento humanizado.

“Funciona como todos os órgãos públicos deveriam funcionar: com as ‘portas abertas’, sem necessidade de agendamento e/ou encaminhamento”, destaca o diretor do Sindicato Marcelo Mendes. Mas o diferencial vai além: “existe um acolhimento no atendimento que é necessário para quem tanto precisa”, completa Marcelo.

Dirigentes conhecem funcionamento do Cerest da Lapa

Dirigentes conhecem funcionamento do Cerest da Lapa

“Eles partem de um protocolo de atuação bastante importante. Fazem uma triagem, atendem com acolhimento, emitem CAT [Comunicação de Acidente de Trabalho], fazem fiscalização, autuação e até multam, por meio de uma parceria com a vigilância sanitária”, destaca o secretário-geral do Sindicato, João Batista.

Sucateamento – Mas nem tudo é perfeito. O sucateamento sofrido pelos órgãos públicos destinados à classe trabalhadora nos últimos anos também chegou ao Cerest da Lapa. “Antes eles trabalhavam com nove médicos, agora tem três, dos quais um está afastado”, conta João Batista. Mas isso é só uma parte daquilo que foi desmantelado.

O Cerest da Lapa abrange os bairros da Lapa, Perdizes, Sumaré, Jaguaré, Pinheiros, Butantã, Itaim, Brooklin, Morumbi, entre outros da região Oeste. Entre suas funções, estão: atendimento ao trabalhador na suspeita de doença relacionada ao trabalho, para identificação e diagnóstico (Nexo causal entre doença e trabalho); Inspeção em Ambientes de Trabalho para redução e /ou eliminação dos riscos; Monitoramento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Leia também: 

Com apresentações e espaço acolhedor: Sarau da Diversidade celebra 24 anos do Espaço da Cidadania

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #03