Centrais Sindicais lançam campanha contra o assédio eleitoral

Por Igor de Souza | 04 set 2024

Centrais Sindicais lançam campanha contra o assédio eleitoral

Na terça-feira, 03, as centrais sindicais lançaram uma campanha para denunciar o assédio eleitoral nas eleições municipais de 2024. Com o slogan “O voto é seu e tem sua identidade”, a campanha tem o objetivo de alertar os trabalhadores sobre a questão do assédio nas eleições e enfatizar que todos devem ter liberdade de escolha.

Para alertar os trabalhadores, a campanha utiliza vídeos, spots de rádio e cards na internet. Foi criado também canais para denúncias, que podem ser feitas por aplicativo ou site.

“As centrais sindicais decidiram nas últimas eleições tomar a decisão de fiscalizar os locais de trabalho para reforçar o combate ao assédio eleitoral nas empresas. Para melhorar essa fiscalização, criamos um sistema para que os trabalhadores possam fazer as denúncias e evitar mais assédios”, disse João Carlos (Juruna), secretário da Força Sindical.

Vale explicar que o assédio eleitoral pode acontecer por intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento associados a determinado posição política, no intuito de influenciar o voto de trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho. O assédio eleitoral é crime desde 2022 e o número de denúncias só tem crescido.