FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Brasil registra mais de 612 mil acidentes de trabalho em 2022

Por Agência Brasil | 13 abr 2023

O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil.

A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos.

Em 2022, só na Multiteiner um acidente de trabalho provocou a morte de nove pessoas [Foto: João Batista]

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e diversos órgãos do governo federal.

O professor Ildeberto Muniz, da Faculdade de Medicina de Botucatu, unidade da USP (Universidade de São Paulo), afirma que os dados refletem só os números do NSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aqueles vinculados a empregados formais, que contribuem com a Previdência Social.

“A informação previdenciária tem como principal filtro que ela se refere ao trabalhador que está vinculado ao seguro de acidente de trabalho. Então, aqueles dois terços da população trabalhadora que não estão no mercado de trabalho, a gente nem pode dizer que a falta daquela informação no dado da Previdência seja sub-registro, porque não é intenção da Previdência ter mesmo aquele registro, ele é por princípio excluído.”

Dados do SUS

Para complementar as informações, o observatório também divulgou dados de notificação obrigatória de atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) relacionados a casos de acidentes de trabalho. Foram 392 mil notificações de acidentes envolvendo trabalhadores.

Em 2022, foram mais de 148 mil concessões de benefícios previdenciários para acidentados e 6,5 mil de aposentadoria por invalidez.

A cidade de São Paulo registrou, no ano passado, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio vem logo em seguida, com mais de 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil.acidentes.

Segundo o procurador do trabalho Luiz Fabiano de Assis, a plataforma SmartLab é hoje o maior repositório de informação sobre a saúde do trabalhador no país.

No site podem ser encontrados dados de 2012 a 2022, apresentados em diversas formas de cruzamento e informações. Os dados estão disponíveis para acesso público pelo site smartlabbr.org.

Leia também:

Sindicatos organizam ato em memória às vítimas de acidentes

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #05