SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Após amarga espera, companheiro conquista aposentadoria

Por Auris Sousa | 31 jul 2025

Foi com o auxílio do Sindicato que o companheiro Tadeu, aos 53 anos, conseguiu se aposentar. Agora, com quase 40 anos de contribuição, ele planeja como aproveitar o benefício. “[A aposentadoria] saiu numa boa hora. Estou arrumando a minha mini-chácara e vai me ajudar nisso. Mais para frente, vou viajar com a família”, planeja, todo animado.

Antes de procurar o Sindicato, o companheiro, que trabalhou na Southco, passou quatro longos anos tentando reunir a documentação necessária para, então, conseguir dar entrada no pedido de aposentadoria. A dificuldade maior foi relacionar o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que comprova a exposição a agentes nocivos e auxilia na obtenção da aposentadoria especial.  

“Na época que comecei a reunir os documentos, eu ainda trabalhava na Southco. Mas eles não me entregaram tudo, ficou faltando ainda sete anos”, relata. Ele chegou a contratar uma advogada, mas mesmo assim não obteve avanços.

A burocracia se deu porque Tadeu trabalhava para a Touro, que mudou de nome por diversas vezes, até se tornar Unikey, que posteriormente foi vendida para Southco. A empresa atual não conseguia disponibilizar todos os anos de PPP.

“Eu falei com todo mundo, a advogada também tentou. Mas ficavam passando um para o outro. Na Southco, eles diziam que não podiam me dar o retroativo, já a Unikey falava que há anos já tinha passado tudo”, conta ele.  

Depois de três anos, ele resolveu procurar o Sindicato. “Eu já sabia que o Sindicato prestava este auxílio, sempre fui sócio. Devia ter vindo aqui antes, porque ninguém conseguiu resolver o meu caso. Aqui foi nota dez, me ajudaram muito, a aposentadoria saiu rápido e o atendimento é muito bom”, destaca.

Reforma da Previdência – Vale destacar que, para a concessão da aposentadoria, Tadeu se enquadrou na regra de direito adquirido, por conta do tempo que tinha de contribuição no período em que a Reforma da Previdência foi implantada, em 2019. Com isso, pôde se aposentar pela regra do pedágio de 50% sobre o tempo trabalhado, sem exigência de idade mínima.

Se você está próximo de se aposentar ou deseja saber o tempo que falta, entra em contato com o Sindicato pelo 11 3651-7200, opção 1, e faça o seu cálculo previdenciário.

Leia também: 

Companheiros e companheiras da Adelco aprovam PLR

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25