FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Metalúrgicos aprovam 8% de reajuste

Por Auris Sousa | 28 out 2013

Após pressionar os patrões, por meio do mutirão de assembleias nas fábricas, os metalúrgicos de Osasco e região arrancaram proposta de 8% de reajuste salarial. O percentual também é válido para o piso salarial e para o teto de aplicação. A categoria aprovou o acordo  durante assembleia realizada no domingo, 27, no Metalclube, em Osasco.

O acordo também garante abonos salariais, entre 20% e 22% do salário do trabalhador, e aumento real. Se confirmada a inflação acumulada de 5,52%, o aumento real ficará em torno de 2,4%. Além disso, a categoria conquistou a renovação das cláusulas da Convenção Coletiva.

As propostas aprovadas valem para os grupos 3 (autopeças), 2 (máquinas e equipamentos), 10 (Fiesp), 19-3 (laminação de metais, equipamentos ferroviários e outros), fundição, Sindisider, Estamparia. Apesar da insistência patronal em retirar direitos, também foi conquistada a manutenção dos direitos da categoria previstos na Convenção Coletiva.

Os metalúrgicos têm motivos para comemorar. Isto porque após longas negociações, repletas de choradeiras, com os representantes dos grupos patronais conseguiram avanços nas negociações, sem grandes paralisações e antes da data-base da categoria que é em 1º de novembro.

“Conquistarmos 8% de reajuste sem fazer um único dia de greve, mas com muitas manifestações que nos permitiu fazer a melhor negociação dos últimos anos”, enfatizou o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #18