No 9 de Julho, Clemente e Maeno cobram ambientes de trabalho seguros

Por Auris Sousa | 11 jul 2024

Foi cobrando por ações afirmativas para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras que nesta terça-feira, 9, Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, e Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, receberam o troféu José Martinez. Com falas emocionadas sobre o tema, eles deixaram claro para um auditório lotado porque foram os homenageados neste 9 de Julho, Dia da Luta Operária, no Sindicato dos Padeiros, em São Paulo.

Auditório lotado para as homenagens [Alex da Força]

Em seu discurso de agradecimento, Clemente fez um resgate da luta por saúde e segurança que trilhou os seus caminhos até os dias de hoje. A cada memória compartilhada, notou-se um esforço coletivo para mudar e melhorar o cenário para a classe trabalhadora, como o acidente da Multiteiner, que matou nove pessoas, a menos de um mês das eleições presidenciais de 2022.

Clemente com o troféu José Martinez [Auris Sousa]

“É preciso desvendar esta podridão, que vem do governo Bolsonaro e, até agora, está sem desfecho no governo Lula “, destacou Clemente ao cobrar justiça às vítimas da Multiteiner.

Clemente e Maria Maeno, destacaram seu apoio a movimentação que faz um chamado ao presidente Lula para que carimbe a sua mão na Arvore da Vida, criada durante o Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, em 28 de abril deste ano.

Maria Maeno faz discurso de agradecimento [Auris Sousa]

“É preciso que o presidente Lula coloque em sua agenda principal o direito humano ao trabalho digno e a proteção de quem produz a riqueza neste país”, destacou Maria Maeno.

Para o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), “é uma honra contar com estes companheiros nas nossas lutas, e um orgulho imenso tê-los como homenageados neste 9 de Julho”.

Mais homenagens: Durante o evento, foram homenageados com placa Comemorativa a Operária: Isabel Peres, fundadora e militante da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, Valdir Vicente de Barros (in memoriam), fundador da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Severino Almeida Filho (in memoriam), fundador da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e Clodesmidt Riani (in memoriam), ex-presidente da CGT (Comando Geral dos Trabalhadores).

Resgate Histórico

Durante o evento, a professora Eliane Furoni, mestranda da PUC, apresentou sua pesquisa sobre as mortes operárias na Greve Geral de 1917. Adriano Diogo falou sobre os 60 anos do golpe miliar (1964) e José Del Roio lembrou o movimento tenentista na cidade de São Paulo, que aconteceu em 1924.

Del Roio

Saiba mais: O Dia da Luta Operária (9 de julho) foi criado pela Lei 16.634, em reverência à memória do jovem operário José Martinez, assassinado na primeira grande greve geral no País, em 1917. Desde então, reúne militantes, ativistas, dirigentes e pessoas de destaque nas lutas sociais, para homenagear personalidades da nossa história.

Vídeo resgata trajetória de Clemente: