VIII Congresso: categoria aprova resoluções para fortalecer as ações do Sindicato

Por Auris Sousa | 29 ago 2023

Unidade marcou a plenária final que aconteceu na Colônia, em Caraguatatuba

Lutar por cláusulas de saúde e segurança e igualdade salarial entre homens e mulheres nas convenções coletivas de trabalho, lutar pelo cumprimento da Lei de Cotas e o fortalecimento da democracia são algumas das resoluções políticas aprovadas pela categoria, que concluiu no sábado, 26, o VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

De modo geral, as propostas aprovadas são estratégias para enfrentar os desafios impostos pela conjuntura e promover avanços significativos na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para Gilberto Almazan (Ratinho), presidente do Sindicato, o Congresso representa um marco importante na luta pela valorização e proteção da categoria. “Foi gratificante ver a participação ativa e consciente de todos os trabalhadores e trabalhadoras, que contribuíram para a construção de propostas sólidas e necessárias para nossa categoria. Estamos prontos para levar nossas ações adiante por mais justiça social”, afirmou Ratinho.

A plenária final foi marcada pela representatividade e pelo clima de união entre os participantes. A defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalharas foi o ponto alto do Congresso. “Fortalecer o Sindicato é primordial para a gente conquistar tudo que foi aprovado aqui. Eu, por exemplo, vou compartilhar com os meus colegas, que não vieram, tudo que discutimos aqui”, disse um companheiro da Cinpal.

A plenária também aprovou duas moções: apoio a contribuição assistencial ao Sindicato e luta contra a violência policial nas periferias. E fez um minuto de silêncio pelas vítimas fatais de acidentes de trabalho.

Conjuntura Nacional

A palestra ministrada pelo DIEESE foi um importante momento de reflexão e análise do atual cenário econômico do Brasil, em especial para o setor metalúrgico, que na última semana entrou em Campanha Salarial. O técnico Fernando Lima abordou temas como a conjuntura política, contribuição assistencial, o panorama industrial e as perspectivas econômicas para os próximos meses.

Entidades de luta, que há anos atuam junto com o Sindicato, também prestigiaram o Congresso, entre eles, IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), Sinprosasco (Sindicato dos Professores de Osasco e Região), Coopergran, Movimento Terra Livre, Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas), AMT Nacional do PDT, Sicoob CredMetal.

Peça teatral – No Congresso, o coletivo Nos de Oz fez a apresentação da peça teatral que conta um pouco da Greve de Osasco, que em 1968 parou diversas fábricas de Osasco e ficou conhecida como Greve da Cobrasma. A peça segue em cartaz em alguns pontos culturais em Osasco. Os interessados em assistir, podem ter mais informações na página do Coletivo no Instagram (@nosdeoz).

“Tudo muito bom, as apresentações o debate. A gente sai mais fortalecido”, disse um companheiro da Lao. Outro da Master Fiber de “nota 10” para o Congresso.

Assista ao Hora da Boia sobre o Congresso: