Sindicatos querem retomada da fiscalização trabalhista

Por Auris Sousa | 03 jun 2022

Os sindicatos organizados pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco) vão se reunir na próxima quinta-feira, 9, com o Superintendente Regional do Trabalho de São Paulo, Marco Antônio Melchior, das 10h às 12h. O encontro, que vai acontecer na sede dos Metalúrgicos de Osasco e Região, tem o objetivo de garantir a retomada das fiscalizações para prevenir acidentes graves.

Na ocasião, os dirigentes também vão cobrar o funcionamento da Gerência Regional do Trabalho de Osasco, que oficialmente está no prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Osasco, mas sem placa de identificação.

Dirigentes se organizam na luta por saúde e segurança

Atualmente, a Gerência está sem Gerente e tem apenas quatro auditores fiscais. Destes, três com exercício em legislação trabalhista e um em Saúde e Segurança do Trabalho, porém exercendo atividades restritas. Isto é, hoje, não existe nenhum auditor fiscal para fiscalizar os acidentes na região. A redução de profissionais também é sentida nas funções administrativas.

A movimentação dos sindicatos já chegou na comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), nas Federações e nas Centrais Sindicais, demonstrando o “sumiço e o desmonte da fiscalização”, mesmo diante da escalada dos acidentes graves e fatais.

O encontro com o superintendente foi solicitado pelo Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Segurança Social de Osasco e Região). O MPT (Ministério Público do Trabalho), CEREST-OR (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Osasco e Região) e Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda de Osasco participarão do encontro a convite do movimento sindical.

Serviço:

Data: Quinta-feira 09/06/2022