Sindicato lança livro “Rosca sem Fim – Basta de Mortes, Acidentes e Doenças do Trabalho”

Por Auris Sousa | 29 abr 2022

O Sindicato lançou na quinta-feira, 28, o Livro “Rosca sem Fim – Basta de Mortes, Acidentes e Doenças do Trabalho”,  durante Ato Intersindical em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”

Em 128 páginas e uma linguagem simples, a obra reúne acidentes graves e fatais que aconteceram nos últimos 40 anos. Muitos mutilaram e outros até mesmo tiraram a vida dos trabalhadores, que tinham, em média, de 33 anos.

A publicação é um alerta, um pedido de socorro que, além de ajudar a ecoar a voz das vítimas e seus familiares, denuncia o papel desempenhado pelos Ministérios do Trabalho e da Previdênia Social nestas últimas quatro décadas, bem como as investigações dos acidentes que ocorreram.

“Em quase 130 páginas, o livro mostra que os riscos de um ambiente de trabalho inseguro geram uma verdadeira “rosca sem fim”, e alerta sobre a importância da sociedade exigir um basta. Mas, para isso, deve conhecer o que se passa no local de trabalho”, destaca o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Gilberto Almazan.

A obra foi concebida através de levantamento de acidentes que aconteceram nos últimos 40 anos. Publicações e documentos organizados pelos Sindicato são as fontes principais, muitos deles com relatos de vítimas e familiares.

A capa do livro é composta com uma ilustração do artista plástico Elifas Andreato, que, aos 14 anos, trabalhava numa metalúrgica e, após um acidente no local, criou arte com suas próprias digitais para alertar os trabalhadores sobre os riscos dos acidentes.