SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Roda de Conversa reforça diálogo sobre liberdade sindical e diversidade no MPT-SP

Por Igor Souza | 10 out 2025

Na tarde de quinta-feira, 9, o auditório do MPT-SP (Ministério Público do Trabalho de São Paulo) sediou a “Roda de Conversa com Entidades Sindicais”, promovida pela CONALIS (Coordenadoria Regional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social). O encontro reuniu representantes de sindicatos, procuradores e entidades parceiras para debater os desafios e avanços relacionados à promoção da diversidade, da inclusão e da liberdade sindical no mundo do trabalho.

Estiveram presentes o secretário-geral do Sindicato , João Batista, o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparicio Clemente, e o assessor sindical do Sindicato Francieldo Aquino.

O evento teve como objetivo ampliar o diálogo social e estimular a troca de experiências sobre práticas que valorizem a igualdade de oportunidades e o respeito às liberdades sindicais. Além disso, apresentou o balanço das ações desenvolvidas pelo MPT nos projetos estratégicos “Liberdade Sindical Sob a Ótica dos Atos Antissindicais” e “Sindicalismo e Diversidade”, referentes ao biênio 2024/2025.

Essa abordagem dialógica foi reforçada pela apresentação do Panorama dos Atos Antissindicais na PRT2 (Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região), com dados atualizados até março de 2025. Foram registradas 154 NF (Notícias de Fato) relacionadas a atos antissindicais praticados por empregadores em 2025, o que indica uma alta demanda por investigação e intervenção do órgão. Para efeito de comparação, em todo o ano de 2024 foram 178 NFs.

Durante a roda de conversa, a coordenadora regional da CONALIS e procuradora do trabalho do MPT-SP, Léa Emile, destacou que o principal foco do desenvolvimento desses projetos é a atividade promocional do Ministério Público, voltada ao diálogo social e à criação de espaços de discussão. Segundo ela, a iniciativa busca gerar conscientização sobre os problemas e estimular o debate em torno deles.

Leia também:

Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25