Gilberto Almazan

Com diálogo aberto, nossa atuação deve ser reforçada!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 07 fev 2023

O Governo Federal reabriu o diálogo com os movimentos sindical e sociais abandonados nos últimos anos, após amplo desmonte das leis trabalhistas, previdenciárias e estruturas de participação popular na

esfera pública. Até então, nosso Sindicato se manteve na vanguarda ao insistir na participação em espaços populares e, claro, cobrar dos governos anteriores as reivindicações da classe trabalhadora.

Apesar dos avanços, temos muitos desafios pela frente. Entre eles, o fortalecimento das instituições públicas e dos conselhos municipais. Ambos precisam funcionar. Para isso, a participação social é indispensável. O canal aberto com os ministros do atual governo (leia na página 3) é um ótimo sinal, temos que aproveitá-lo e aprimorá-lo cada vez mais.Nesta direção, o Sindicato foi presença marcante no Fórum Social Mundial 2023, em Porto Alegre (leia ao lado). Além da defesa dos direitos, a saúde da classe trabalhadora também precisa continuar sendo a nossa prioridade. Tendo em vista que ainda não sabemos as causas do acidente de trabalho que provocou a morte de nove pessoas na Multiteiner. Passados quatro meses, ainda não temos o relatório de fiscalização nas mãos. Isso não pode continuar.

Por isso que a necessidade de ações que recoloquem a saúde dos trabalhadores como prioridade nas políticas a serem gestadas pelo Ministério da Saúde no governo do presidente Lula foi tema de reunião realizada em 2 de fevereiro, entre as centrais sindicais e o Secretário Executivo do Ministério, Swedenberger Barbosa, em Brasília.

O momento é oportuno. Agora, precisamos reforçar a nossa atuação e ampliar a nossa unidade para que as nossas pautas sejam atendidas. Vamos juntos tornar este país melhor para a classe trabalhadora.