Na Cinpal, diretores reforçam a importância da CAT

Por Auris Sousa | 02 jun 2021

Em assembleia realizada na Cinpal, em Taboão da Serra, os diretores do Sindicato reforçaram a importância de os trabalhadores exigir a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) também em caso de covid-19, para garantirem direitos. Os dirigentes também abordaram outros assuntos de interesses dos companheiros.

Diretor Marcel Simões durante assembleia na Cinpal

O alerta sobre a CAT foi dado porque o Brasil tem muitos casos e mortes na faixa etária dos 30 aos 59 anos, ou seja, em plena fase produtiva. Logo é fundamental garantir os direitos dos trabalhadores e, quando for necessário, dos familiares das vítimas fatais.

“A CAT é a garantia de que o acidente ou, no caso, a Covid-19, tem relação com a atividade profissional. Além disso, é uma forma do trabalhador que teve covid-19 e sofre com sequelas também terem seus direitos assegurados e respeitados”, explica o diretor Marcel Simões.

Diretor Lucas durante assembleia na Cinpal

Durante a assembleia, os diretores também explicaram aos companheiros sobre a ação coletiva do fgts, o julgamento suspenso pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e os reflexos que uma futura decisão do Supremo pode ter sobre a ação coletiva, que o Sindicato faz parte.

Assuntos como equiparação salarial, cesta básica e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) também fizeram parte da assembleia e, claro a importância da organização no local de trabalho.

“A organização no local de trabalho é um processo de construção em que os trabalhadores precisam ter consciência de que para se conquistar, precisa lutar”, finaliza Marcel.