FIQUE SÓCIO!

EDIÇÃO # 24
COMPARTILHAR

Metalúrgicos indicam prioridades para a luta na Campanha Salarial

Por Cristiane Alves | 24 jul 2018

Seminário reuniu categoria na subsede Cotia

Foi com debates bastante ricos em participação e engajamento que os metalúrgicos de Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia e Vargem Grande Paulista deram início a construção da luta da nossa data-base, nos seminários realizados no sábado, 21, na sede e na subsede de Cotia.

Os trabalhadores ficaram por dentro das informações de conjuntura econômica, com palestra de técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), e política, com os esclarecimentos da nossa diretoria.

Nossa Convenção é melhor – O presidente do nosso Sindicato, Jorge Nazareno, apontou que esta será uma das campanhas salariais mais difíceis, devido à crise econômica, o desemprego e também a reforma trabalhista. Os patrões virão com toda pressão para derrubar direitos da nossa Convenção Coletiva. Isso porque temos garantias que são melhores que aquelas oferecidas pela legislação. “Pela lei, por exemplo, a estabilidade para quem adquire uma doença é de 12 meses, na nossa Convenção, é de 33 meses. A licença maternidade, na lei, é de 4 meses, na nossa Convenção é de 6 meses. Isso é acordo que o Sindicato faz”, destacou Jorge.

Tudo isso evidencia a necessidade de lutar para fortalecer nossos direitos e também ao Sindicato. “O Sindicato é tudo isso. Agora, alguém tem de sustentar a luta e esse alguém tem de ser os próprios trabalhadores, ficando sócios”, deixou claro Jorge.

Em grupo, trabalhadores apontaram reivindicações

Reivindicações – E os trabalhadores apontaram as reivindicações que precisam entrar na pauta a ser entregue aos grupos patronais. Ficou evidente a preocupação em aprimorar direitos e obter novas conquistas, especialmente, garantias que aliviem o bolso da categoria e também a organização no local de trabalho, como: limite para co-participação em planos de saúde, programa de cargos e salários, fortalecimento de delegados sindicais e das Cipas.

E a possibilidade de troca de ideias foi o ponto mais elogiado pelos trabalhadores. “Foi bem participativo. É outra coisa a gente ser ouvido, acho que vale a pena separar um tempo para participar das reuniões”, avaliou uma companheira de Barueri.

 

Neste sábado, debate reúne trabalhadores de Jandira e Carapicuíba

Tem mais debate e articulação com a categoria, neste sábado, 28. Desta vez, o encontro acontece na sede e vai reunir trabalhadores de Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Tamboré e Alphaville. O seminário começa às 9h.

O chamado aos trabalhadores também será feito nesta quarta e quinta-feira, com o mutirão de assembleias nas empresas.

O trabalhador precisa se inscrever, até quinta-feira, 26, pelo tel. (11) 3651-7200 (r. 7220).