Garantida Convenção para Fundição e Refrigeração

Por Auris Sousa | 27 nov 2018

TAGS

Após muita negociação e pressão dos trabalhadores, foi fechado acordo com as empresas ligadas aos setores de Fundição e de Refrigeração, Aquecimento e tratamento de ar (Sindratar). Ele garante reajuste salarial de 5%, incluindo aumento real, e renovação da Convenção Coletiva.

Os acordos assinados seguem o mesmo parâmetro do fechado com o Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa), com o setor de equipamentos

rodoviários e ferroviários, metais e ferramentas (representados pelo Simefre e Sinafer), e pelo de trefilação, laminação de metais ferrosos e  esquadrias de construções metálicas (Sicetel e Siescomet). Isto porque as propostas foram aprovadas pelos metalúrgicos presentes na assembleia de

10 de novembro, e elas seguem como diretrizes para conduzir as negociações com os demais grupos.

Na Convenção Ninguém Bota A Mão – Graças às negociações e organização dos trabalhadores nas fábricas, estão garantidos, por meio da Convenção, direitos importantes para os trabalhadores destes grupos, como a estabilidade para vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Outra conquista são cláusulas que protegem os trabalhadores de algumas das principais mudanças provocadas pela reforma trabalhista, como: proteção para que a gestante não trabalhe em local insalubre, obrigatoriedade de as homologações acontecerem no Sindicato, proibição a terceirização de atividades fins, entre outras.

Acordos garantem 10% de abono

Os companheiros que trabalham nas empresas filiadas aos setores de Fundição e Refrigeração também terão direito a receber abono de 10%, que deverá ser pago em duas parcelas, caso a empresa não aplique o reajuste retroativo a 1º de novembro. As verbas por conta de férias e demissão também devem ser corrigidas.

A assembleia também aprovou uma contribuição de 5% do valor, a ser paga pelos trabalhadores em duas parcelas para a manutenção da luta do Sindicato, nos meses em que receberem as parcelas do abono.

Contribuição – O trabalhador pode se opor a esse desconto, no prazo de 15 dias (de 27 de novembro a 11 de dezembro), a partir da data de assinatura do acordo. Para isso, deve comparecer pessoalmente à sede do Sindicato (r. Erasmo Braga, 307, em Presidente Altino, Osasco) ou a subsedes de Taboão da Serra (r. Ribeirão Preto, 397 – Vila Iasi) para entregar uma declaração escrita a próprio punho. 27 A negociação da campanha salarial é feita pelo Sindicato em defesa da categoria. A contribuição de assistência na negociação coletiva e a participação de todos nas atividades do Sindicato fortalecem a entidade para a luta.

Contribua!

COMPOSIÇÃO DO GRUPO

Sindratar – Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estrado de SP

Fundição / Sifesp – Sindicato da Indústria da Fundição, no Estado de São Paulo