Emprego decente e aposentadoria digna estão entre as bandeiras de luta do 1º de Maio

Por Auris Sousa | 17 abr 2024

O emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público são as principais bandeiras de lutas que serão defendidas no 1º de Maio Unificado das centrais sindicais. Neste ano, o slogan do evento é por “Um Brasil mais justo!” e vai acontecer na área externa do Itaquerão, na zona leste da capital paulista.

Detalhes do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora 2024 foram apresentados à imprensa, na segunda-feira, 15, pelas centrais. Marcado para começar às 10h, o evento terá shows gratuitos e um ato político em defesa das bandeiras de luta da classe trabalhadora.

“Pela primeira vez, o ato do 1º de Maio vai defender aposentadoria digna. Esta pauta é urgente e beneficia tanto quem ainda vai se aposentar, como quem já está aposentado”, disse Milton Cavalo, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), que também é diretor do Sindicato.

Defesa da democracia – Para além das bandeiras de luta, “o tema da democracia será muito valorizado no 1° de Maio, principalmente porque ela ainda está em risco”, explicou Miguel Torres, durante coletiva de imprensa. Sergio Nobre, presidente da CUT, reforçou que “é importante que todas e todos compareçam porque lá estarão lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e de partidos políticos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora”.

A agenda de shows e participação de lideranças políticas será divulgada nos próximos dias. [Com informações das centrais sindicais]