SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Em ato, população cobra revitalização do Morro Grande de Cotia

Por Auris Sousa | 01 jul 2025

Preocupada com a preservação do Morro Grande de Cotia, uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica da região Metropolitana, a população tem intensificado a mobilização para cobrar a revitalização do local. Prova disso que no domingo, 29, aconteceu o segundo “Abraço na Sede”, que contou com a participação do prefeito da cidade Welington Formiga e seus secretários. O Sindicato também esteve presente, representado pelo diretor Alex da Força.

População une forças em defesa do Morro Grande de Cotia

A mobilização pela revitalização do Morro Grande ganhou força depois que a Sabesp, sem aviso prévio, demoliu dez casas históricas da Vila Operária do DAE, localizada no Morro Grande.

“Estamos contentes de você [prefeito] ter vindo aqui pessoalmente dizer que vai lutar pelo tombamento da área. Já que vai ter uma reunião com a Sabesp é necessário cobrar dela a compensação, já que foi atuada, mas também uma reparação porque é mais do que justo”, sugeriu o diretor Alex da Força.

Diretor Alex da Força defende reparação por parte da Sabesp

Vale destacar que o Morro Grande tem cerca de 10.800 hectares, e abriga ecossistemas fundamentais para a proteção dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo. Para preservar o local, a população defende a elevação do status da área para uma Unidade de Conservação Integral (Parque Estadual, Reserva Biológica ou Estação Ecológica), como prevê o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

A inclusão no SNUC, inclusive, é um compromisso do prefeito e autoridades locais feito em 17 de junho, durante reunião no auditório da prefeitura, sobre o local. “No que depender de mim, já está assinado!”, enfatizou o prefeito.

Se a mudança for feita, o local terá maior proteção legal, zoneamento adequado e controle do entorno, combatendo ameaças como caça ilegal e extrativismo predatório.

Contribua com esta luta: Se você também deseja proteger o Morro Grande e a Vila Operária, assine o baixo assinado abaixo:

Para a Criação do Parque Estadual do Morro Grande

Para o Tombamento da Vila do DAE

[Com informações do Site da Granja] 

Leia também: 

Sindicato irá participar de Conferência Nacional das Cidades

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #12