Defesa do SUS norteia discussões da Conferência de Saúde

Por Auris Sousa | 10 dez 2015

A defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) norteou as discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro, em Brasília, a ação contou com a participação do nosso Sindicato, representado pelo diretor Gilberto Almazan, e reuniu representantes de todo o Brasil que trabalharam na construção de propostas para a criação de uma agenda de prioridades para saúde nos próximos anos.

Pessoas de toda parte do país participaram da Conferência

Ao todo, a Conferência contou com oito diretrizes de debates, teve 40 proposições e 27 moções resultantes das discussões realizadas em 28 grupos de trabalho. Segundo o Ministério da Saúde, o relatório final, aprovado em plenária, será entregue aos gestores da Saúde na União, estados e municípios e monitorado pelos conselhos de saúde, que promovem reuniões mensais.
O evento foi um passo importante e necessário para melhorar o acesso do trabalhador à saúde pública. “Não podemos permitir que a saúde se torne uma mercadoria em nosso país. Temos que defender o SUS e lutar por uma saúde pública de qualidade”, enfatizou o diretor Gilberto Almazan.

Encerramento – No encerramento da Conferência, os delegados prestaram apoio à presidenta Dilma Rousseff. “Nós não vamos nos curvar diante da ameaça de golpe à democracia brasileira”, ressaltou a presidenta do Conselho Nacional da Saúde, Maria do Socorro. Em seu discurso, Dilma agradeceu o apoio e destacou: “pela saúde da democracia, nós temos de defendê-la contra o golpe“.