SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Com Programa, metalúrgicas começam a regularizar a CIPA

Por Igor de Souza | 04 jul 2025

O “Programa de Valorização e Fortalecimento das CIPAs” já surte efeitos. Prova disso que as empresas metalúrgicas que fazem parte dele já começaram a regularizar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios), dentre elas: Multicraft, Multiteiner, Nanquim, Narayama, Percap, Promax, Prostal, Teclago, Upton e Urbe.

Da esquerda para a direita: Inácio, técnico de segurança (prestador de serviço); David Oliveira de Souza, vice-presidente; Fernando Medina, suplente; e o diretor do Sindicato, Alex da Força.

A Multicraft, por exemplo, já fez a eleição para definir os membros da Comissão, como previsto em Lei. Por maioria dos votos, David Oliveira de Souza, foi eleito como titular, e Fernando Medina, como suplente. O diretor Alex da Força e o assessor sindical Plinio acompanharam o processo eleitoral.

“É um passo importante a regularização da CIPA da Multicraft e comprova que o Programa é um instrumento importante na luta por ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Esse é um momento significativo para todos os trabalhadores, porque estamos no caminho para fortalecer a prevenção de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho e ambientes que preservem a saúde emocional e o bem-estar das pessoas”, destaca o diretor Alex da Foça.

Trabalhadores da Multicraft votando.

Vale destacar que o Programa foi criado em abril pelo Sindicato, com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de regularizar as CIPAs. Em 5 de junho, uma das quatro fases do programa aconteceu ao reunir numa mesa redonda coletiva, na OAB-Osasco, as empresas que estavam irregulares. O encontro contou com a participação de Deise Canhisares, gerente regional do trabalho e emprego de Osasco, e deu um prazo de 30 dias para as empresas fazerem as regularizações necessárias.

Leia também:

CIPA e Saúde mental serão temas do 46º Ciclo de Debates

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #12