FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Categoria discute inclusão no encerramento do Ciclo nesta quinta

Por Auris Sousa | 20 jul 2016

Depois de três encontros, o 37º Ciclo de Debates terá seu encerramento nesta quinta-feira, 21, na sede do Sindicato, em Osasco, a partir das 18h30. O tema central da discussão será “A responsabilidade da ação conjunta para a inclusão de trabalhadores com deficiência”, com a participação da palestrante Lucíola Rodrigues Jaime, que atuou por anos como superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo.

Os interessados em participar do encerramento do Ciclo de Debates podem fazer a inscrição na sede ou subsedes do Sindicato. Elas também podem ser feitas pelo telefone (11) 3651-7200 (ramal 7223) ou pelo e-mail [email protected].

“O Brasil já deu grandes avanços na inclusão de pessoas com deficiências, mas ainda há muitas barreiras e mitos para serem vencidos, principalmente em relação ao mercado de trabalho”, enfatiza o vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, que também é o coordenador do Espaço da Cidadania.

Entre as barreiras a ser derrubada estão o preconceito, a falta de acessibilidade, e as desculpas ditas por muitas empresas para não contratar trabalhadores com deficiência. E é graças ao trabalho de sensibilização do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, junto da diretoria do nosso Sindicato, que há anos as metalúrgicas de Osasco são exemplo no que diz respeito a contratação de pessoas com deficiências. No ano passado, por exemplo, 104,6% das vagas previstas na Lei de Cotas estavam preenchidas, de acordo com a 10ª pesquisa “Lei de Cotas – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região.

Este e outros dados também serão apontados no encerramento do Ciclo de Debates. Além disso, a nossa entidade, por meio do Espaço da Cidadania, vai lançar o livro “Relatos da Inclusão – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”. A obra faz um resgate do protagonismo de trabalhadores com deficiências, empregadores e sindicato e outros agentes sociais que tiveram papel relevante na luta pela inclusão nas empresas metalúrgicas entre os anos de 2000 e 2016.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #11