EDIÇÃO # 14

Trabalhador morre e Mercúrio não sabe nem o nome dele

Por Cristiane Alves | 08 maio 2018

O Sindicato esteve na porta da Mercúrio, em Jandira, na sexta-feira, 4, em busca de informações sobre o acidente que matou um trabalhador terceirizado, na quinta-feira, 26. Isso porque a empresa não cumpriu com o que manda a nossa Convenção Coletiva: comunicar o acidente imediatamente e enviar a ata da reunião extraordinária da Cipa. O companheiro fazia manutenção do telhado, de onde caiu.

A empresa se comprometeu a apresentar a documentação na sexta-feira, 4, no entanto, não o fez. O Sindicato acionou o Ministério do Trabalho, na segunda-feira, 7, para agendar mesa redonda.

Metalúrgicos da Mercúrio exigem basta aos acidentes de trabalho e mais saúde e segurança para todos os trabalhadores

Tragédia anunciada

Vinte dias antes, o diretor Sertório já havia surpreendido os trabalhadores terceirizados fazendo a manutenção no telhado sem uso de qualquer tipo de proteção prevista pela pela NR 35 (norma regulamentadora que determina regras de segurança para trabalho em altura). Prontamente, a empresa mandou os trabalhadores pararem e descerem do telhado. Mas, pelo visto, quando o Sindicato virou as costas tudo foi esquecido.

Terceirizado é marginalizado

Na assembleia, antes de fazer um minuto de silêncio em respeito ao companheiro, o Sindicato perguntou aos participantes da assembleia o nome dele. O silêncio foi total. Ninguém sabia o nome da vítima, o que só deixa claro o tamanho do descaso com que são tratados os trabalhadores terceirizados.

Fortalecer a Cipa é o caminho

Uma das providencias que o Sindicato vai tomar é organizar os trabalhadores para fortalecer a Cipa e ter um delegado sindical. O cipeiro tem a atribuição, a responsabilidade de ter um olhar de prevenção. “Vamos trabalhar para ter a eleição de uma Cipa atuante e de um delegado sindical para termos mais informações e municiar os trabalhadores para atuar pela prevenção”, afirmou o diretor Sertório Carvalho.

Denuncie ao Sindicato

O Sindicato só ficou sabendo da morte do trabalhador graças à solidariedade de um companheiro que denunciou o fato. Siga o exemplo: diante de qualquer desrespeito ao seu direito ou ao do conjunto dos companheiros, denuncie. A Campanha Conte Pra Gente busca incentivar essa prática. É só mandar mensagem para (11) 9-6078-0209 ou [email protected] ou falar diretamente com os diretores nas portas de fábrica, sede e subsedes.

Cipa eleita na Meritor e na Belgo

O Sindicato acompanhou as eleições de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na Meritor e na Belgo, ambas em Osasco. O Sindicato deseja a a todos os eleitos um ótimo trabalho, de acompanhamento e cobrança para que haja prevenção de riscos à saúde do conjunto dos trabalhadores.

Companheiros da Jan Lips só voltam ao trabalho após receberem salários

Jan Lips para por pagamento

Os companheiros da Jan Lips, de Taboão da Serra, iniciaram a segunda-feira com braços cruzados em protesto contra o atraso de salários. Diante do protesto, o patrão propôs pagar na quarta-feira, 9, mas os companheiros não aceitaram. Eles só voltam a trabalhar quando o pagamento for feito.

PLR garantida para mais companheiros

Nos últimos dias, o Sindicato conseguiu fechar acordo de PLR nas empresas GE (Jandira), Southco (Cotia) e Arapuxe (Taboão da Serra). Na GE, o valor é R$ 5.400. Conquistas que vêm da organização e participação dos trabalhadores junto ao Sindicato. Na Sothco, os companheiros não arredaram pé até conseguir melhorar a proposta inicial feita pela empresa.

Luta por refeição na Multialoy

Os companheiros da Multialoy denunciaram e o Sindicato foi atrás da pauta de reivindicações dos trabalhadores. Eles reclamaram de atraso nos depósitos de FGTS, fornecimento de refeição e fracionamento das férias. O Sindicato foi para cima da empresa e as negociações começaram em 24 de abril, com a participação de uma comissão de trabalhadores. E já há avanços: a empresa regularizou o pagamento das férias, negocia com a Caixa Econômica Federal a questão do FGTS e até 8 de junho deve apresentar cotação de fornecedores para oferecer refeição. Isso prova que só a organização e a luta conjunta com o Sindicato é que dá resultados.

Calor insuportável na Engrecon

Os trabalhadores da Engrecon procuraram o Sindicato para reclamar do inferno que estavam vivendo, com um calor excessivo na produção. O Sindicato fez reunião com a empresa, que, agora, adota medidas para corrigir o problema. Outras reclamações são o plano de cargos e salários e o plano de saúde, fornecimento de refeição e o atraso na comunicação de férias. Os diretores do Sindicato e os trabalhadores discutem o encaminhamento da pauta.