SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Programa impulsiona inclusão e amplia cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas da região

Por Auris Sousa | 10 nov 2025

Lançado em junho deste ano, a segunda fase do Programa Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas apresentou crescimento na contratação de pessoas com deficiência entre as 37 metalúrgicas de Osasco e região participantes. Prova disso é que o índice de ocupação de vagas passou de 73,3% em junho para 85,6% em outubro.

“Foi um uma trajetória de avanços graduais, mas firmes, mês a mês de 76,8% em julho, 79,5% em agosto e 84,3% em setembro e 85,6% em outubro, reforça Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

Além disso, os resultados mostram que 13 empresas passaram a cumprir integralmente suas cotas durante a vigência do Programa. “O balanço do Programa reforça que o caminho da inclusão avança quando há monitoramento, diálogo e compromisso com a igualdade de oportunidades”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

Desafios – Apesar dos avanços, ainda há pendências em um pequeno grupo de empresas, já autuadas em 2023 e notificadas novamente em 2024, que seguem sem se adequar à Lei de Cotas. O Sindicato vai insistir no diálogo, se não haver avanços, elas poderão ser autuadas mais uma vez por descumprimento.

O Programa é uma realização do Sindicato, com apoio da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego).

Leia também: 

Saiba quanto você vai economizar com a isenção do IR

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26