FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Fundacentro vai retomar ações pela inclusão

Por Auris Sousa | 10 ago 2023

O presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, assumiu um importante compromisso nesta quarta-feira, 9, para contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Durante um encontro com o Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, Tourinho disse que vai criar um grupo de trabalho específico para este assunto.

Tourinho: “Quero propor que desta reunião a gente crie um grupo de trabalho dentro da Fundacentro voltado para a agenda de saúde e segurança e inclusão”

“Quero propor que desta reunião a gente crie um grupo de trabalho dentro da Fundacentro voltado para a agenda de saúde e segurança e inclusão, para que a gente tenha além desta reunião um coletivo formado, não só por membros da Fundacento, mas permeado por outros agentes da sociedade que possam contribuir com uma agenda que pode permear nos espaços de trabalho da Fundacentro”, disse durante o encontro.

A proposta dará força à temática da inclusão com um olhar técnico focado na questão da saúde e segurança. “Este compromisso é um passo para a retomada das ações que a Fundacentro já desenvolveu em relação a inclusão de pessoas com deficiência, inclusive em parceria com o Espaço da Cidadania e o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região”, disse Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

Reunião aconteceu a pedido do Espaço da Cidadania

Sobre cursos, Tourinho disse que já conversou com Remígio Todeschini, que atua na diretoria de Conhecimento e Tecnologia, que tem entre suas atribuições o processo de formação, para recuperar o curso já ministrado pela Fundação. “A Fundacentro vai voltar a exercer o seu espaço formativo. Já pedi para o Remi recuperar o que era o curso, atualizá-lo e voltar a realizá-lo”, compartilhou.

Promoção de Políticas Inclusivas

Para o diretor do Sindicato Marcel Simões, o desdobramento deste compromisso pode ser a realização de estudos, pesquisas e a realização de debates em âmbito nacional voltados para a promoção de políticas inclusivas. “A expectativa é a melhor. A Fundacentro pode ser um grande espaço para contribuir para a formação sobre inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, essa iniciativa reflete a responsabilidade da instituição, presidida por Tourinho, com a construção de uma sociedade mais inclusiva”, avalia Marcel.

O diretor Alex da Força, que também é Secretário de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Força Sindical-SP, destaca que o Sindicato integra uma luta permanente para que os órgãos federais assumam compromisso pela inclusão. “A articulação social na Fundacentro é mais um importante passo no processo de reconstrução social do nosso Brasil”, enfatiza.

Parceiros pela inclusão lotaram a sala

José do Carmo (Kal), coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, disse que a Fundacentro é uma instituição histórica com uma característica que nos interessa muito: é muito respeitada pelos técnicos, poder judiciário. “Então, eu acho que é fundamental a Fundacentro ter um olhar especial para as questões mais específicas do trabalhador com deficiência, e manter aquilo que já é tradição e papel da Fundação”, destaca José do Carmo (Kal), coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Através de iniciativa como estas, o objetivo do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão é ampliar a discussão e conscientização sobre a importância da inclusão no ambiente de trabalho e em toda sociedade.

Entre os parceiros que participaram da reunião, também estavam de vários setores, como Marta Gil, socióloga e uma das especialistas mais renomadas em inclusão, Maria de Fátima, coordenadora do Programa Coexistir do Sincovaga, e representantes de vários sindicatos.

Leia também: 

Envolvimento da Cobrasma com a ditadura será apresentado em Osasco

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #11