28 de Abril: Sindicatos vão denunciar acidentes de trabalho e precariedade na fiscalização

Por Auris Sousa | 27 abr 2023

O déficit de auditores fiscais, o sucateamento dos órgãos fiscalizadores e o número de acidentes de trabalho em Osasco e região serão denunciados pelos sindicatos nesta sexta-feira, 28, em Ato em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento, que é organizado pelo Cissor (Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social), vai acontecer na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Osasco, a partir das 10h.

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, e da Fundacentro estarão presentes. “A data é muito mais que lembrar das vítimas. Nela, devemos reforçar o nosso compromisso diário no combate aos acidentes e doenças do trabalho”, avalia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Gilberto Almazan.

Para isso, um panorama da fiscalização será feito, por meio do resgate de acidentes e doenças que acometeram os trabalhadores da região. Entre eles, o que matou nove pessoas e feriu outras 28 na Multiteiner, em Itapecerica da Serra.

Mesmo com todos os esforços e cobranças do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, e repercussão da mídia nacional, a entidade só teve acesso ao relatório de fiscalização, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, agora, mais de sete meses após o acidente.

“A política adotada pelo último governo de sucatear as estruturas e os órgãos de fiscalização é uma das responsáveis pelo cenário atual. A nossa luta é para reverter esta situação em benefício da classe trabalhadora”, alerta o presidente do Cissor, José Elias de Gois.

Serviço:

Ato em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho