Gilberto Almazan

Avanço para a classe trabalhadora

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 03 maio 2023

Dois grandes avanços para a classe trabalhadora já estão em vigor: o reajuste do salário mínimo e a correção da tabela do IR (Imposto de Renda). Com isso, a mínimo passa de R$ 1.302 para R$ 1.320. Ou seja, está acima da inflação.

No que se refere ao imposto, apartir de agora, quem recebe até R$ 2.640,00 por mês, não pagará mais imposto. Ao menos, 14 milhões de brasileiros se beneficiarão dessa correção. A tabela do IR estava defasada desde abril de 2015, porque os dois últimos presidentes (Temer e Bolsonaro) não mexeram na tabela.

Agora, temos de lutar para que, até o final do mandato, o governo Lula isente todos aqueles que recebem até R$ 5 mil. Ao mesmo tempo, deveremos ficar atentos a questão da saúde e segurança. Os acidentes de trabalho precisam ser combatidos, e a prevenção é a chave para isso. Precisamos, então, exigir uma maior fiscalização, para que todo e qualquer local de trabalho ofereça um ambiente seguro para o trabalhador.

Foi isso que fizemos no último dia 28 de abril. Mostramos a situação da região, cobramos agilidade por parte dos órgãos competentes e desejamos fechar parceria com a Fundacentro, a exemplo das realizadas na década de 80 e 90. É com otimismo e força para lutar que vamos juntos trilhar um futuro mais justo e digno para classe trabalhadora.