EDIÇÃO # 29

INSS corta benefício de companheiro da Meritor

Por Cristiane Alves | 28 ago 2018

Francisco Mendes da Costa é mais um companheiro que teve benefício cortado no pente fino do INSS. O trabalhador da Meritor, de Osasco, estava aposentado por invalidez há pelo menos 15 anos e foi surpreendido pela decisão.

Francisco conta que foi convocado para uma perícia, na qual apresentou todos os exames que comprovam a hérnia de disco na lombar e na cervical, razão de seu afastamento da empresa. O perito disse que ele deveria aguardar a resposta e para ter algum retorno deveria ligar na central telefônica 135, que faz atendimento do INSS.

No dia seguinte, Francisco foi informado pela central que o benefício será reduzido gradativamente, até ser cessado em janeiro de 2020. O trabalhador ficou sem explicações sobre o motivo da decisão. “Não falaram nada, só ficaram com o laudo dos exames”, conta.

O companheiro se sente indignado. “É uma humilhação, abala o psicológico de qualquer um. O governo está massacrando o pessoal”, desabafa.

Francisco é mais uma das vítimas da política de corte que já eliminou 80% dos benefícios analisados pelo INSS. Claramente, o governo faz economia em cima dos direitos dos trabalhadores e retira a única renda de companheiros doentes e acidentados.

O Sindicato vai buscar uma solução junto ao INSS e orienta metalúrgicos que estejam na mesma situação a procurar o nosso departamento Jurídico para maiores orientações e apoio na luta contra essa prática. Denuncie também pelo Whatsapp (11) 9-6078-0209.