EDIÇÃO # 11

Encontro na sede vai lembrar os 40 anos da Semsat

Por Auris Sousa | 21 maio 2019

Dirigentes sindicais organizam programação para dia 25

Os 40 anos da 1ª Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador) serão lembrados no próximo sábado, 25, na sede do Sindicato das 9h às 12h, com palestras e debates sobre a saúde e segurança do trabalhador. O evento é uma organização dos sindicatos da região, em conjunto com o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde) e o Cissor (Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social).

O objetivo do encontro é reunir trabalhadores de diversas categorias para reflexão e ação sobre os avanços conquistados e os riscos decorrentes da flexibilização de normas de segurança. Bem como sobre a propostas de mudanças na legislação previdenciária em curso, que prejudica diretamente os trabalhadores, os acidentados e adoentados no trabalho.

Inscrições – Para participar, os interessados devem se inscrever até 22 de maio pelo telefone [email protected] (11) 9 6078-0209.

Você sabia?

A Semsat é um marco na luta por saúde e segurança nas empresas. A primeira edição aconteceu em 1979, quando a Previdência registrava 1,4 milhão de acidentes. Os altos índices uniram sindicatos de diversas categorias para lutar contra o grande número de acidentes e doenças ocupacionais.

Um dos principais resultados do primeiro encontro foi a proposta da criação de uma entidade intersindical que subsidiasse os sindicatos com informações sobre as causas de adoecimentos e de mortes relacionadas ao trabalho. Assim, em 1980, o Diesat foi criado.