SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Debate reforça defesa de dados oficiais

Por Auris Sousa | 07 abr 2026

Dirigentes sindicais, especialistas e representantes de diversas entidades participaram nesta segunda-feira, 6, do debate “Em Defesa dos Dados Oficiais e da Soberania Nacional”, promovido pelo DIEESE em conjunto com centrais sindicais. Realizado no auditório da Escola DIEESE, em São Paulo, o encontro contou com a participação de Marcio Pochmann, presidente do IBGE, e reforçou a importância estratégica das estatísticas públicas para a formulação de políticas públicas.

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), defendeu os dados de saúde e segurança no trabalho. “Sempre foram subnotificados, a saúde dos trabalhadores nunca teve sua realidade plenamente apresentada”. Segundo ele, levantamentos do IBGE ajudaram a expor essa distorção, revelando subnotificação dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e evidenciando o longo caminho ainda necessário para retratar com fidelidade as condições de trabalho no país.

Durante o debate, Pochmann destacou a relevância do IBGE como instituição de Estado e a importância da produção estatística oficial para a formulação de políticas públicas, o fortalecimento da democracia e a garantia da soberania informacional do Brasil. Ele reforçou que a defesa das estatísticas públicas é central para o futuro do país e classificou a soberania de dados como um dos principais desafios do século.

“Nós estamos diante de um desafio maior, que é a soberania de dados, a soberania das informações. Infelizmente, o Brasil não tem a soberania plena de dados. Grande parte da nossa produção está sendo processada fora do país. Sem conhecer a realidade, não temos condições de transformá-la. E é por isso que atacar os dados e as instituições é tão grave”, disse.

O debate integra um movimento em defesa das pesquisas científicas, das estatísticas nacionais e das instituições públicas responsáveis pela produção dedados e conhecimento no Brasil. [Com informações do IBGE]

Leia também:

União dos trabalhadores garante PLR com aumento de 10% na Blum

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #06