FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Covid-19 e acidentes são assuntos da live intersindical em memória às vítimas de acidentes do trabalho

Por Auris Sousa | 29 abr 2021

Os efeitos da covid-19 no mundo do trabalho e os acidentes de trabalho ocorridos em Osasco e região foram destaques na Live organizada por sindicatos e entidades da região, junto do Cissor (Conselho Intersindical Saúde e Seguridade Social Osasco e Região) e do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Osasco. A live intersindical aconteceu nesta quarta-feira, 28, para marcar o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Dirigentes destacaram a importância da data para prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Mediada pelo secretário-geral do Sindicato, João Batista, a live contou a participação da médica e pesquisadora Maria Maeno, especialista em assuntos relacionados a saúde do trabalhador, e o médico José Brasílio, do Cerest, participaram da live.

“A negligencia com os locais de trabalho é gritante. Os dados sobre a situação dos adoecidos não são coletados adequadamente e as ações do poder público são tímidas como se o vírus não passasse pelas paredes das empresas. No entanto, o que sabemos é que surtos da doença ocorrem em diversos setores da economia atingindo trabalhadores em trabalho presencial, em ônibus, em metrô, no trem que se infectam nos ambientes de trabalho e acabam disseminando o vírus entre seus familiares e amigos”, destacou Maria Maeno, que também falou sobre a Pesquisa “COVID-19 como doença relacionada ao trabalho”.

PESQUISA 

A pesquisa tem o objetivo de dar visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pela covid-19 e obter informações que ofereçam subsídios para os sindicatos planejarem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais.

Já o doutor Brasílio, entre outros pontos, destacou a importância do isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Mas também chamou atenção para os reflexos dela na sociedade.

A live também contou com a participação de dirigentes sindicais de diversas categorias, entre eles metalúrgicos, bancários, químicos, gráficos, construção civil, e representantes das Associações dos expostos ao Amianto e Mercúrio. “O dia 28 de abril é uma data muito importante, principalmente neste momento, em que as mortes em decorrência da covid-19 têm aumentado. É um momento de luta e de reflexão”, destacou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, que também chamou atenção para a falta de auditores fiscais e, consequentemente, a ausência de fiscalização na região, inclusive de acidentes graves e fatais.

Ao longo da Live, os demais dirigentes também reforçaram a importância da data e relatam as ações feitas pelas entidades que representam na luta por melhores condições de trabalho, por mais saúde e segurança.

Assista à live na íntegra:  

 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #05