EDIÇÃO # 37

Começam as rodadas de negociação com os grupos patronais

Por Cristiane Alves | 23 out 2018

A comissão de negociação da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, iniciou na segunda-feira, 22, as negociações da Campanha dos Metalúrgicos 2018 com os setores de autopeças (Sindpeças), equipamentos ferroviários (Simefre), metais não ferrosos (Siamfesp) e metais/ferramentas (Sinafer). A pauta, que reúne todas as reivindicações da categoria, foi entregue ao setor patronal nos dias 26 e 27 de setembro.

Comprometidos com as reivindicações dos metalúrgicos de Osasco e Região, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, e o secretário-geral Gilberto Almazan participaram dessa primeira etapa de negociações.  “O setor de autopeças quer discutir algumas cláusulas da Convenção e nesta terça, 23, vão apresentar uma nova proposta de redação para a gente debater”, contou Gilberto Almazan.

As negociações não serão fáceis. Já na entrega da pauta o setor de autopeças apresentou uma contra-pauta que pretende retirar e reduzir algumas garantias previstas na Convenção Coletiva, como reduzir o adicional noturno de 35% para 25%; reduzir a estabilidade aos trabalhadores vítimas de doença profissional.  Por isso, “Na Convenção Ninguém Bota a Mão”, é este o mote da nossa campanha deste ano, e ele tem que ganhar força a cada negociação para defendermos as nossas conquistas. Uma das mais importantes e históricas é a cláusula que garante estabilidade no emprego até a aposentadoria para vítima de acidente no trabalho que tenha sofrido redução parcial de sua capacidade laboral.

Além da Convenção, outra preocupação da pauta é garantir que o Sindicato acompanhe as homologações, a contribuição para o custeio sindical, proibir a terceirização nas atividades fins e o contrato intermitente, entre outros pontos.

Próximas rodadas – Nesta terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, a comissão de representantes dos trabalhadores vai se reunir com o setor de autopeças para mais uma rodada de negociações.

Seminário reforça mobilização da categoria

Gilberto alerta: ou nos mobilizamos ou vamos perder direitos. Foto: Wilson Costa

No sábado, 20, os metalúrgicos de Osasco e região participaram de seminário na sede sobre a Campanha, analisaram a conjuntura e entenderam a importância de intensificar a mobilização pela aprovação da pauta. “É importante que estejamos preparados para defender nossos interesses”, disse o secretário-geral, Gilberto Almazan.

Almazan diz isto porque, após muita luta e quase dois meses depois da data-base – 1º de setebro-, os metalúrgicos da CUT (que inclui os metalúrgicos do ABC), conquistaram o reajuste salarial de 5% com os grupos patronais G3, G2, G8, Sindratar e Sindicel. As propostas dos demais grupos que não chegaram aos 5% em uma única parcela foram rejeitadas pelos trabalhadores, que iniciaram esta semana com muita mobilização nas portas de fábrica. Eles ameaçam a entrar em greve a qualquer momento.

Durante as negociações com os grupos patronais, o Sindicato vai reforçar a mobilização na base, com assembleias nas portas das fábricas. A exemplo das já realizadas na última semana, nas quais os trabalhadores ratificaram a pauta de reivindicações aprovada em 22 de setembro, em assembleia na sede do Sindicato.