Gilberto Almazan

Semana de luta, participe!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 20 jun 2023

Estamos prestes a começar o VIII Congresso dos Metalúrgicos de Osasco e Região, um momento importante de articulação e fortalecimento das lutas da categoria e, consequentemente, do Sindicato, que ruma para os seus 60 anos de trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A participação dos companheiros e das companheiras é fundamental. Nas plenárias regionais, vamos eleger os delegados para a plenária final. Será um momento importante, mas não menos que a abertura. Ela vai acontecer no mesmo dia do 44º Ciclo de Debates (quinta-feira, 22) que, aliás, é um outro importante encontro da categoria.

O nosso Sindicato é vanguarda na luta por saúde e segurança, por este motivo o Ciclo é ainda mais importante neste ano. Isto porque ele é o primeiro a ser realizado após o acidente que matou nove pessoas na Multiteiner. O nosso objetivo, com ele, é jogar luz nas irregularidades presentes na empresa e cobrar, mais uma vez, do Ministério do Trabalho e Emprego um relatório de fiscalização completo que, de fato, faça Justiça as vítimas e seus familiares.

A luta por justiça tem nos motivado cada vez mais. Na última semana, nos reunimos com a equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em São Paulo, para propor uma ação conjunta entre as instituições. O objetivo, claro, é defender e garantir os direitos de todos os trabalhadores da empresa e evitar que novos acidentes aconteçam.

Nesta semana, vamos reforçar nas portas das fábricas a luta contra a alta dos juros, que dificulta os investimentos e a geração de novos empregos. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas contra os juros altos, chamada pelas centrais sindicais.

Convido toda nossa categoria a participar das assembleias e destes encontros. É o momento de contribuir com a construção de ações em defesa dos metalúrgicos de Osasco e região. Para isso precisamos discutir estratégias para manter o nosso Sindicato forte e atuante, rumo aos 60 anos e mais tantos outros anos. Vamos juntos. Participe!