Gilberto Almazan

Juros menor por um crescimento maior

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 12 dez 2023

A taxa de juros do Brasil é uma das maiores do mundo, atualmente em 12,25%. Graças a insistência da classe trabalhadora e compromisso assumido pelo atual governo, nos últimos meses, conseguimos reduzir, mesmo que timidamente, o percentual. Agora, esperamos que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anuncie nesta quarta- -feira, 13, mais uma redução.

Defendemos a redução dos juros porque quando a taxa cai, as empresas se sentem mais estimuladas a investir, expandir suas operações e, consequentemente, a contratar mais trabalhadores, o que pode impulsionar o crescimento e aumentar o emprego. Da mesma forma, a população tem condições de consumir mais e estimular o crescimento econômico.

A redução da taxa de juros também pode ajudar a reduzir o custo da dívida pública e contribuir para a liberação de recursos para investimentos em infraestrutura, educação e saúde, entre outros setores importantes para o crescimento sustentável. Ou seja, a redução faz bem para todo mundo, menos para o setor financeiro, que é o que o mais lucra com os juros altos.

Vale ressaltar que a importância da redução da taxa de juros é inegável. Ao impulsionar a economia, estimular o consumo e os investimentos, aumentar o emprego, a redução da taxa de juros pode desempenhar um papel crucial na promoção do crescimento e no desenvolvimento econômico do nosso país. É por isso que devemos pressionar o Copom e exigir uma política monetária que beneficie a todos e todas.