FIQUE SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

Juros baixos, já!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 21 mar 2023

Quando a taxa básica de juros (Selic) sobe, todas as possibilidades de investimentos produtivos são afetadas, aumento o desemprego, impede o crescimento econômico e, consequentemente, a geração de empregos. O fato é, companheiros e companheiras, que os juros altos favorecem apenas os mais ricos. Por isso que a classe trabalhadora precisa protestar e pressionar pela baixa dos juros. 

Nesta terça-feira, 21, acontece o primeiro dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para definir a Selic. O Sindicato vai se juntar, em ato, a outras entidades sindicais para exigir a baixa dos juros. Protestos vão acontecer em todo país. Em São Paulo, ele vai se concentrar em frente ao prédio do Banco Central, às 10h, na Avenida Paulista.

A pressão se faz necessária e tem o aval da maioria dos brasileiros que elegeu um novo projeto de desenvolvimento e distribuição de renda. Não podemos tolerar juros abusivos, como os praticados de forma perversa pelos bancos.

O caminho ideal, mais justo, é o adotado pelo Conselho Nacional de Previdência Social que, em 13 de março, reduziu os juros do empréstimo consignado do INSS. Mas, como o sistema é perverso, após a decisão, uma série de bancos começou a suspender esta modalidade de suas operações de empréstimo. A diretoria do Sindicato repudia este comportamento, e chama a atenção de toda categoria: vamos pressionar para que haja mudanças na política de juros no Brasil.

Vamos juntos, lutar por juros baixos, já!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #11