Gilberto Almazan

É preciso valorizar as aposentadorias!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 30 nov 2023

Na última semana, estivemos no Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) para o lançamento da campanha em defesa do Adicional de Aposentadoria (Projeto de Lei 1.469/23), que concede a todos os aposentados e pensionistas pelo INSS, que recebem acima do salário mínimo, um adicional de 5% do valor da aposentadoria a cada cinco anos.

A campanha, idealizada pelo companheiro Milton Cavalo, que é presidente do Sindnapi e diretor do nosso

Sindicato, é necessária. Isso porque tornará o projeto em tramitação no Congresso conhecido pela sociedade, que precisa compreender que é possível a valorização das aposentadorias e das pensões. Logo, a cobrança sob os deputados federais para a aprovação do adicional precisa acontecer.

O governo Lula, junto das centrais, já conquistou o retornou da política de valorização do salário mínimo. Agora, é importante garantirmos a valorização também para quem recebe acima do mínimo. Situação da maioria da nossa categoria já aposentada.

Para nós, então, seja já ou no futuro, a aprovação do adicional é de extrema importância, ainda mais levando em conta que a reforma da Previdência (2019), além de dificultar a concessão de benefícios em geral, também reduziu significativamente os seus valores.

O fato é que, se aprovado, este projeto de lei vai recompor o valor dos benefícios, que acumulam uma perda média de 30%. Convoco você, companheiro e companheira, a fortalecer também esta campanha.

Vamos juntos defender a valorização das aposentadorias e pensões. A luta é justa e precisa da força de todos, porque é preciso valorizar as aposentadorias e pensões, já!