Gilberto Almazan

A reconstrução do Brasil é agora

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 16 maio 2023

O campo está fértil para avançarmos na construção de uma sociedade mais justa, com mais emprego e renda para todos, todas e todes. O momento está propício para reconstruirmos o Brasil que queremos e precisamos.

O diálogo entre a classe trabalhadora e o governo está aberto, fortalecido. O Sindicato, por exemplo, já dialogou com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Os avanços estão a caminho. No que se refere a fiscalização de acidentes, já sentimos uma forte mudança, a exemplo, das que aconteceram na Arim e na Multivisão. Voltamos a ter máquinas interditadas pelos auditores do trabalho. O avanço, nestes casos, é evitar que novos acidentes aconteçam e incentivar as empresas a adotar dispositivos de segurança.

Ao mesmo tempo que retoma espaços importantes de discussão, como o Geceis (Grupo Executivodo Complexo Econômico-Industrial da Saúde) e o CEDSS (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável), o governo já sinaliza a criação de medidas importantes. Entre elas, o anúncio de um pacote para retomar a produção de carros populares no Brasil. O objetivo é lançar um plano de incentivo para toda a cadeia industrial, segundo apuração do jornal Folha de São Paulo.

Nesta esteira, celebramos os 80 anos da nossa Federação (leia pág. 3), que se fortalece como uma importante ferramenta de organização e mobilização da categoria. Entidade necessária na reconstrução do nosso país, com a retomada do desenvolvimento econômico, da reindustrialização, da geração de empregos e avanços dos direitos trabalhistas.

A reconstrução do Brasil é agora. Vamos juntos!